SMOOTH OPERATION

Finalmente uma corrida diferente na fórmula 1. Este fim de semana assistimos a uma “Smooth Operation” de Carlos Sainz. Uma corrida incrível por parte dos pilotos da Ferrari que conseguiram o primeiro 1/2 da equipa este ano. Aproveitando o problema no travão no carro de Max Verstappen, Sainz fez uma corrida exímia. Sérgio Pérez apesar da penalização de 3 lugares que teve de cumprir na formação da grelha de partida, como está num Red Bull esperava-se muito mais do piloto mexicano.
Excelente corrida por parte dos pilotos da McLaren que conseguiram pontuar bastante neste grande prémio. Lando Norris acabou mesmo por conseguir o primeiro pódio da temporada para a equipa.
Para os lados da Mercedes a corrida foi para esquecer. Hamilton teve que desistir por causa de problemas no motor e Russell também abandonou devido a um “incidente” na penúltima volta com Fernando Alonso. Fernando, que seguia à frente de George numa zona de alta velocidade, travou demasiado, obrigando George a reagir rapidamente e a acabar por ter um grave acidente. Alonso no final da corrida levou uma penalização de 20 segundos, o que fez com que perde-se duas posições.
Corrida muito boa por parte de Yuki Tsunoda e dos dois pilotos da Hass que beneficiaram das desistências de George, Lewis e Max para conseguirem alguns pontos para as duas equipas. Albon no carro de Sargeant fez uma boa corrida e ficou apenas a um lugar dos pontos.
A fórmula 1 estava a precisar de uma corrida diferente que foi uma grande corrida, e sempre melhor haver competição no campeonato do que ser um campeonato secante. Contudo, acho que se Max não voltar a ter problemas técnicos ganhará a maioria das corridas até ao fim do ano. Outra dúvida é onde Carlos Sainz estará no próximo ano, será que é no Red Bull ao lado de Max ou na Mercedes ao lado de George? Ou quem sabe num sauber para ser o protagonista do projeto da Audi. Digam nos comentários para onde acham que Carlos vai. Mais uma análise feita, agora vamos ter o grande prémio do Japão, pista onde Max já ganhou um dos seus títulos mundiais, será que vai voltar as vitórias já no Japão? Fiquem atentos.

IMG_1107
IMG_1106

28 de março de 2024

Ver vídeo

SUPER MAX

Screenshot_20-3-2024_214154_www.formula1.com
IMG_1105

14 de março de 2024

Segunda corrida da temporada, segunda vitória de Max Verstappen e segundo 1 2 da Red Bull. Apesar de Max não ter liderado todas as voltas da corrida devido à estratégia usada quando entrou o safety car devido ao acidente de Stroll, Max ganhou mais uma corrida com uma margem bastante confortável para o segundo lugar.
Por falar em estratégia, está não correu muito bem nem a Lando Norris, nem a Lewis Hamilton, eles ao não mudarem os pneus no tempo de safety car custou-lhes 2 ou 3 posições no final da corrida.
A maior surpresa do grande prémio foi Oliver Bearman, o jovem inglês que substitui Carlos Sainz desde a FP3 conseguiu um ótimo P7 após ter saído do 11° lugar. Apesar de Charles Leclerc ter ficado 4 lugares a sua frente, os tempos por volta eram bastante semelhantes entre eles. Será que temos um futuro piloto em definitivo da Ferrari já?
Magnussen fez uma ótima corrida. Com as penalizações conseguiu atrasar todos os carros atrás dele fazendo com que o Hass de hulkenberg conseguisse o primeiro ponto da época da Haas.
Os kick sauber, Racing Bulls e Williams não fizeram uma corrida boa, mas a Alpine demonstrou outra vez ser o pior carro deste ano. A situação da equipa deve ser preocupante. Será que ainda vão ter uma boa evolução este ano e lutar pelos pontos? Sinceramente acho que este ano é para esquecer.

E foi esta a análise do GP da Arábia Saudita, agora vamos esperar por dia 24 de março, pelo GP da Austrália, será que vai ser outra vitória da Red bull?

Ver vídeo

O CAMPEÃO ESTÁ DE VOLTA

Vamos então analisar o primeiro fim de semana da fórmula 1. Este grande prémio terminou como 19 da época passada, vitória de Max Verstappen.
A Red Bull demonstrou ser novamente a equipa mais dominante da grelha, e este ano, tal como nos dois anos anteriores, parece que nem a Ferrari, nem a Mercedes, conseguem dar competição a equipa austríaca.
A McLaren, apesar de ter melhorado em relação ao ano passado, parece ainda não estar preparada para lutar por vitórias.
Acho que todos estávamos à espera um melhor Aston Martin, já que o ano não passado surpreenderam, mas parece que este ano estão piores.
Já os Racing Bulls nota se uma evolução em relação ao ano passado, mas não se prevê uma temporada fácil, já no final deste grande prémio, o Tsunoda não ficou muito contente com a troca de posição com Daniel Ricciardo, e muitas vezes sabe se que estas picardias entre pilotos não se esquecem assim tão facilmente.
Hass e Williams parecem estar iguais ao ano passado, mas parece que a Williams parte na frente, em relação à Hass. Vai custar não vermos o Guenther Steiner no Paddock este ano.
E sem dúvida a maior desilusão foi a alpine. A equipa francesa sem dúvida que não vai ter uma temporada nada fácil, com os resultados que demonstrou no grande prémio do Barhain.
Fora das pistas o ambiente também não está nada tranquilo, dentro da equipa da Red bull o caso de Christian Horner causou várias especulações dentro da equipa. Também um ponto grave foi a discussão entre Horner e Jos verstappen, pai de Max, pois pelos vistos Jos não quer a continuidade de Horner na chefia da Red Bull.
Jos Verstappen foi visto a falar com Toto Wolff e como tudo no paddock da fórmula 1 é motivo de rumor já se fala numa possível ida de Max para a Mercedes, duvido muito que aconteça, mas realmente era uma coisa que iria chocar todos os fãs de fórmula 1 o facto de Max substituir Lewis Hamilton na Mercedes, acham possível esta troca?

IMG_1098
IMG_1100

7 de março de 2024

Ver vídeo